domingo, 23 de outubro de 2011

IMAGENS QUE ENTRAM PARA HISTÓRIA

Desde que os celulares com câmeras foram inventados e se tornaram tão populares, o jornalismo participativo passou por uma revolução. Lugares mais remotos do planeta, que seria impossível a presença de agências de notícias com seus aparatos de reportagem, têm pessoas com seus gadgetes prontos para registrar um flagrante. A criação dos sites de compartilhamento de video, como o Youtube, e os das redes sociais (Twitter,Facebbok, etc) permitiram uma maior divulgação de videos que antes poderiam ficar restrito aos seus autores.
Nos últimos 10 anos, poderíamos enumerar aqui videos que já entraram para história da humanidade e do jornalismo, graças aos "repórteres cidadãos".
A captura e a morte do ditador líbio deposto Muammar Gaddafi é mais um exemplo deste modelo de jornalismo. São imagens que entram para história. A seguir, as fortes cenas captadas pelo rebeldes da Líbia que ganharam as emissoras de TV de todo o mundo:

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vilma, a taxista-repórter, aplica jornalismo em mobilidade na novela da Globo

A personagem Vilma Prado (Arlete Salles) vem demonstrando ao público os princípios do jornalismo participativo, também denominado jornalismo cidadão, na novela "Fina Estampa" da TV GLOBO. Após ter o táxi reformado pelo programa Caldeirão do Huck, no quadro "Lata Velha", o apresentador lhe presentou também com um "notebook turbinado". Luciano sugeriu que Vilma aproveitasse o computador para mandar notícias da cidade para equipes de jornalismo, e ela se amarrou na ideia. “Gente, eu vou virar uma cinegrafista amadora ao volante! Não tem o Globocop? Pois eu vou ser uma repórter sobre rodas! Não falei? Agora ninguém segura Vilma Moreira, do Jardim Oceânico para o mundo!”, afirmou a taxista.
E Vilma não perdeu tempo. Logo começou a fazer sucesso com o jornalismo participativo, dando um grande furo de reportagem para um emissora de TV. Confira no video
http://www.youtube.com/watch?v=b1xjwleQRLg