sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

CES 2011: NOVOS TABLETS PARA PRODUÇÃO EM MOBILIDADE



O ano de 2011 começa com lançamentos em tablets que com novas funcionalidades são ideais para prática do jornalismo em mobilidade.
Já escrevi aqui no blog que o IPAD, embora um aparelho revolucionário, não é o aparelho mais recomendado para produtividade, já que a ausência de alguns gadgets, como câmera fotográfica, impossibilita o jornalista de desenvolver conteúdo.
Para se ter uma idéia durante s Consumer Electronics Show, (CES 2011) estima-se que devem estar expostos cerca de 80 tablets. O número inclui dispositivos já existentes no mercado e novidades.
Entre os tablets mais completos está o da Motorola, o XOOM, com o sistema operacional Android 3.0, o Honeycomb, para tablets. LEIA A SEGUIR

O número mostra como o mercado de tablets obteve sucesso em 2010 e deve crescer mais ainda esse ano. Segundo uma pesquisa recenta da Forrester, no ano passado foram 10.3 milhões de tablets vendidos, e em 2011 são esperadas 24.1 milhões de unidades.
Os tablets existem há cerca de 30 anos, mas só atualmente, principalmente após o lançamento do iPad, tornaram-se produtos de interesse do consumidor. De acordo com a mesma pesquisa da Forrester, em 2015, um a cada três americanos terá um tablet.

O XOOM

O Motorola Xoom, um dos primeiros concorrentes diretos do iPad no mercado a rodar o Android OS 3.0, o Honeycomb. A nova versão do sistema operacional Android 3.0 é voltada especialmente para tablets. O Honeycomb permite experiências como widgets em tempo real, multi-tasking, Gmail e Youtube otimizados, Google Maps 5 em 3D e, diferente do principal concorrente, suporte para conteúdo Flash.
O Xoom possui um display touch screen de 10.1 polegadas, com resolução de 1280x800, duas câmeras - uma frontal de 2 Megapixels para videochamadas e uma traseira de 5 Megapixel, que faz vídeos HD de 720p - e Wi-Fi. São 32GB de capacidade interna e um processador de dois núcleos de 1 GHz. O tablet também tem acelerômetro, giroscópio, barômetro e e-compass embutidos, além de sensores adaptadores de iluminação.

LANÇAMENTO E PREÇO

O tablet será lançado no primeiro bimestre de 2011 em conjunto com a Verizon, que fornecerá a rede 3G do aparelho. A atualização para 4G deve chegar ainda no primeiro semestre desse ano. O preço do produto ainda não foi divulgado.
Em uma entrevista para a imprensa latino-americana em Las Vegas, Sérgio Buniac ,diretor de produtos móveis da Motorola Mobility no Brasil, afirmou que o produto deve chegar ao mercado brasileiro em meados de abril. O preço ainda não foi confirmado, mas deve ser semelhante ao praticado pela Apple com o iPad no país.

Nenhum comentário: