terça-feira, 30 de novembro de 2010

Twitter vira "arma" de jornalistas e moradores cariocas


Diante da onda de violência ligada ao tráfico de drogas no Rio de Janeiro, jornalistas e moradores da cidade criaram formas originais de trocar informações na internet, principalmente pelas redes sociais.

O blog Caso de Polícia, do jornal Extra, se tornou uma importante fonte de referência sobre os ataques organizados pelos traficantes desde o domingo 21, seguidos de operações policias no Complexo do Alemão, na zona Norte do Rio. Com as hashtags #everdade e #eboato, jornalistas diferenciaram fatos de boatos no blog e num perfil no Twitter.

O estudante de jornalismo Pablo Tavares lançou a conta @CaosRJ para relatar testemunhos de terceiros sobre os ataques e as operações policiais, como explica o Portal Imprensa.

Um grupo de jovens moradores do Complexo do Alemão narrava a invasão policial em tempo real pelo perfil @vozdacomunidade, que ganhou 20 mil seguidores em apenas dois dias, e se tornou a principal fonte de informações vindas de dentro da comunidade. A cobertura, comandada pelo jovem Renê Silva, de 17 anos, chamou a atenção da imprensa e o @vozdacomunidade foi citado como fonte e notícia em diversas matérias de jornais e TVs.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio também usou o perfi @SegurançaRJ para transmitir pronunciamentos de autoridades respondendo ao vivo, por Twitcam, perguntas dos moradores sobre a violência na cidade. O jornal O Globo criou no Google um "Mapa da Guerra", identificando os locais dos ataques e as reações da polícia.

Fonte: http://knightcenter.utexas.edu/pt-br/node/3827

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Do iPhone ao Dropbox: recursos para jornalistas móveis

Estudantes de jornalismo da universidade americana de Missouri-Columbia criaram um blog para acompanhar os aplicativos, os equipamentos e as tendências em apuração de informações por meio da técnologia móvel mais recentes, informou o Poynter Online. O blog, chamado Mobile Journalism Tools (Ferramentas de Jornalismo Móvel), é liderado porWill Sullivan, um bolsista do Reynolds Journalism Institute.
O objetivo do Mobile Journalism Tools é "explorar as melhores práticas no jornalismo móvel".
O blog Mashable também listou as cinco ferramentas essenciais para jornalistas móveis. Já o Online Journalism Blog fez uma seleção de hardware, software e sistemas indispensáveis. "Seja criativo com a tecnologia móvel, não previsível: as regras ainda não foram escritas," afirma o Online Journalism Blog.
Além disso, a Sociedade de Jornalistas Profissionais fez a compilação The Journalist's Toolbox (A Caixa de Ferramentas dos Jornalistas), uma coleção de recursos móveis.

Fonte: Blog JORNALISMO NAS AMERICAS

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

QUANDO O "FURO" É DO INTERNAUTA

O principio "mágico" do jornalismo colaborativo é fornececer conteúdo para a imprensa onde uma equipe de profissionais não teve acesso.
A passagem dos atores da Saga Crepúsculo e grupo Jonas Brothers foi pauta para muitos veículos de comunicação, no que se refere a participação dos fãs nas redes sociais e portais de videos colaborativos.

No Fantástico, uma reportagem mostrou que posts de usuários do Twitter, indicaram aos pauteiros onde os artistas estariam em determinado dia e horário.

No caso das filmagens no Rio de Janeiro, muitos celulares captaram imagens que a imprensa não foi capaz de registrar com seus equipamentos profissionais. vejam

MATÉRIA DO JORNAL NACIONAL: O beijo dos atores foi registrado em foto



VIDEO DO YOUTUBE: O beijo dos atores foi registrado em video.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

LiveU: Gadget compacto para transmissões ao vivo


Bem amigos leitores. Estou de volta e pretendo colocar novos posts para os entusiastas do jornalismo móvel.
Estou testando e buscando novas alternativas de transmissões online e voltei a visitar o site da Livestream. Muita coisa melhorou desde minha últimas tentativas: os programas auxiliares, a tecnologia e é claro os gadgets.
Entre as novidades para uplink de videos ondemand e o livepack desenvolvido pela empresa LiveU. Em resumo, um equipamento que pretende auxilar os profissionais nas transmissões ao vivo, principalmente quando se exige mobilidade. Segue video com algumas explicações:


Após assistirem o video podemos refletir sobre o equipamento:
- Necessita de uma boa transmissão 3G
- A camera deve possuir saída fireware
- Embora pequeno e caiba em uma mochila, o "livepack" não é tão leve assim. Mas há uma versão bem menor para uso em celulares


Desconheço se alguma emissora brasileira já testou o equipamento, mas é boa alternativa. Vamos aguardar...