terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Cerca de 60% da população mundial possui celular, diz organização


A associação de serviços em celular norte-americana 3G Americas anunciou nesta semana que há 4 bilhões de celulares em uso no planeta, o que representa 60% da população mundial. 
A pesquisa foi realizada junto ao instituto Informa Telecom & Media, e aponta também para a migração da tecnologia que sucederá o 3G: o LTE, baseado na técnica de difusão à rádio OFDM (múltiplos sinais enviados em diferentes freqüências). A 3G Americas é conhecida por defender a migração da tecnologia. 
A organização disse que em alguns países, milhões de pessoas têm, atualmente, novas experiências em conectividade. Algumas usam, pela primeira vez, a conexão wireless, o que "muda as perspectivas econômicas, sociais e políticas para sempre". 
Dos países listados na reportagem, a América Latina e o Caribe são regiões que representam 16% de crescimento anual no uso da tecnologia. A expectativa é que mais de 440 milhões tenham acesso à conexão sem fio na região nos próximos anos. 
Segundo a organização, sem surpresas, o Brasil representa a grande fatia de 19 milhões de conexões wireless. "Mas é o Peru que apresenta um crescimento representativo no mercado: são 4,6 milhões de novas conexões, ou um crescimento de 33% ao ano", diz a analista regional Marisol Gomez. (Com infos da Folha online)

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GADGET: microprojetor para seu N95

Imagine poder sacar do bolso um aparelhinho capaz de projetar fotos e videos do seu N95 ou notebook em até 5o polegadas? É o que promete o 3M Mpro110. Ele usa projeção de LEDs e se conecta a qualquer aparelho via cabo RCA ou VGA. Ou seja, você pode ligar seu Nokia N95 ou N96. Serve também para notebooks, câmeras digitais e media players portáteis.
A imagem projetada vai até o tamanho de 50 polegadas (mínimo de 6″), com resolução máxima de 1280 x 768 pixels. A fabricante estima a duração do LED em até 10 mil horas de uso - o que é bem razoável para uma lâmpada que não pode ser trocada. O Mpro110 tem apenas dois botões externos (liga/desliga e foco manual). A bateria interna dura de 40 a 60 minutos.
O preço sugerido do Mpro110 é de R$ 1.799 - e já está à venda no Brasil. Com infos do Zumo.



GADGET: LG apresenta relógio-celular com 3G

Portais e sites epecializados em tecnologia divulgaram nesta segunda-feira (29) um telefone celular com formato de relógio de pulso da LG. "O aparelho tem tecnologia 3G e, por isso, permitirá acesso rápido à internet -- uma câmera embutida possibilita inclusive a realização de videoconferências. Ele também reconhece vozes e funciona como tocador digital de músicas. 
O celular tem tela de 1,43 polegada, espessura de 13,9 milímetros e será exibido ao público na feira de tecnologia CES, realizada em janeiro, em Las Vegas. O lançamento no mercado europeu está previsto para 2009, mas a companhia ainda não divulgou informações sobre o preço do produto.

VIDEO DEMOSTRATIVO DO PRODUTO:


sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

AUDIÊNCIA: Qual o horário nobre da internet?

O horário nobre da internet é mesmo durante o trabalho. Esta é uma das conclusões de uma pesquisa da Nielsen Online reforça a idéia de que o horario comercial é o 'horário nobre' da internet. O estudo October VideoCensus apurou que durante a semana convencional - de 2a a 6a, das 09:00 as 17:00, 65% dos usuarios americanos que vêem videos online assistiram a pelo menos 1 video. No fim de semana, das 06:00 às 20:00, o percentual é um pouco mais baixo, de 51%. Segundo noticia da Adweek, essa concentraçao maior dos usuarios no horario de trabalho se deve provavelmente ao fato de que 96% dessas pessoas tem acesso a internet banda larga nos escritórios. E no Brasil ? Quem souber de pesquisa similar postem em comentários.

Fonte: Blue Bus

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

TV Moob: o YouTube brasileiro que remunera os usuários

Um site muito parecido com o Youtube (até na logo) mas que remura seus usuários. Essa é a proposta da TV Moob.
Desenvolvido pelo brasileiro Leonardo Cardoso, o site tem sede em Uberaba e 22 funcionários em sua equipe de produção.
Para remunerar os seus usuários, o principio do serviço é bastante simples, acompanhe:
O internauta posta um vídeo de sua preferência com até 300 MB.
O material recebe tags (ou marcações) de acordo com sua temática
A TV Moob, parceira de serviços de links patrocinados, insere anúncios relacionados ao tema do vídeo.
As pessoas clicam no vídeo e nos anúncios, remunerando a TV Moob.
A TV Moob, então, repassa até 20% desse rendimento para o internauta.
A TV Moob já disponibiliza 5,2 mil vídeos. 

Confira: Bruno Ferrari do Blog Garagen Info releva detalhes do projeto e projeções do criador para alavancar a audi~encia do site.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

GADGET: Chip integra 3G e Wi-Fi

Enquanto os usuários estão usando seus celulares para navegar na internet e aproveitar para experimentar diversas mídias, a ST-NXP Wireless está trazendo um chip que integra 3G, EDGE e Wi-Fi.
A solução, batizada de Cellular System Solution 7210 UMA, será capas de processar dados com velocidade superior a 1 Mbps através de acesso móvel livre de licença e Wi-Fi. A empresa informou que o chip terá uma melhor cobertura em ambientes fechado, onde os celulares em geral são mais limitados. Segundo a companhia, o processador reduzirá congestionamentos em área urbanas através o tráfego off-loading para linhas de banda larga fixas.
"Com a solução, os usuários terão alta qualidade para rodar vídeos e velocidade para download", explicou Dan Rabinovitsj, VP da ST-NXP em comunicado. "Com o Wi-Fi, as pessoas sentirão a diferença de velocidade quando acessarem sites populares e assistirem vídeos com qualidade. O produto traz a velocidade de banda larga que as pessoas utilizam em um PC comum", conclui.
A demanda por celulares 3G está crescendo em todo o mundo, e o chip da ST-NXP pode estimular o uso. A integração de 3G e Wi-Fi no mesmo chip pode baratear os custos de handset. O principal alvo será o mercado de consumidores finais.

Falta uma linguagem para o ciberjornalismo


A questão da linguagem no jornalismo online foi um dos assuntos mais debatidos no I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, em Portugal. Um dos principais palestrantes, Prof. Canavilhas defendeu a necessidade de uma nova linguagem e uma adaptação a este novo meio que é a Internet. "A grande maioria dos vídeos que são publicados nos jornais online não seguem "a linguagem online, são apenas a adaptação das outras linguagens a esta”. 

COBERTURA ONLINE

Tudo o que rolou no congresso pode ser conferido no Blog http://blogciber.wordpress.com/
ou pelo Twitter

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

GADGET: Roteador WiFi 3G tem tamanho de cartão de crédito

A internet 3G chegou com tudo, e tende a melhorar muito no Brasil em 2009. Enquanto isso, nos Estados Unidos, aparelhos práticos estão sendo lançados para facilitar a vida de quem já usa e depende do 3G.
De acordo com o site Engadget, o MiFi é um roteador 3G que pode se transofrmar em um hotspot para múltiplos usuários. Ele também suporta VPN, landing pages customizadas, sincronismo automático de emails e gerenciamento remoto.
Com alta velocidade de tráfego de dados, poderá rotear por EV-DO Rev. A ou HSDPA pelo WiFi, promete funcionar por 4 horas com sua bateria e possui o incrível tamanho de um cartão de crédito, noticiou o site Gizmodo.
A Novatel, empresa fabricante do aparelhinho, informou que ele estará à venda no primeiro bimestre de 2009, pelo valor médio de US$ 200.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Congresso Nacional destruído em viral

"Sonho De Brasileiro...Pena que é ficção!Era muito bom pra ser verdade!Quem Dera!"
Essas são algumas das manifestações dos usuários do Youtube ao ver as cenas do video promocional do filme, "O Dia em que a Terra Parou". O filme estréia por aqui em 09/01/09.

JORNAL A TARDE ADOTA QR CODE EM SUA VERSÃO IMPRESSA

O Grupo A Tarde é a primeira empresa de comunicação do Brasil a utilizar um QR Code acompanhando matérias de uma publicação impressa. A novidade faz parte do projeto de convergência de mídias do grupo.
"O QR Code vai ajudar a suprir as necessidades de informação, proporcionar uma maior integração entre as mídias e a ampliação da interatividade com o público", diz Sylvio Simões, diretor executivo do Grupo A Tarde. O QR Code (sigla do código 2D que significa Quick Response) é o primeiro passo para o acesso móvel. "O celular pode dar acesso à notícia em diversos formatos, em qualquer tempo e lugar", diz Ranulfo Bocayuva, diretor executivo do grupo.
Para a editora-coordenadora de Jornalismo Integrado, Mariana Carneiro, A Tarde sai na frente ao oferecer o QR Code aos seus leitores. "No campo do jornalismo, não conhecemos nenhuma experiência semelhante no Brasil. Somos pioneiros nisso", comemora.
Segundo os dirigentes do jornal, o QR Code é o pontapé inicial para a oferta de novos serviços de informação móvel. Os códigos que aparecem nesta edição impressa já oferecem a possibilidade de navegar pelo mais recente mecanismo de comunicação e informação.
As informações são do jornalista Rodrigo Vilas Boas, de A Tarde.

Uso – O acesso ao QR Code é simples. O usuário precisa baixar um software da internet para o celular ou computador – no último caso, depois terá que fazer a transferência para o seu aparelho móvel. 
Existem alguns sites que já oferecem o aplicativo sem cobrar nada. E mais: que informam quais aparelhos funcionam com o programinha. Para acessar o QR Code, é preciso abrir o programa e enquadrar o código com a câmera do celular. O próprio programa orienta o enquadramento e faz a leitura, exibindo o conteúdo. 
É importante lembrar que, mesmo se o aparelho estiver de cabeça para baixo, a leitura será feita. Mas o QR Code deve ser enquadrado na posição vertical, e o celular deve ficar em posição paralela à página do jornal. 
Ao decifrar QR Code, o usuário é automaticamente direcionado a um link ou texto. Se for a um link, caso opte por navegar a partir dele, o usuário estará sujeito à cobrança pelo tráfego de dados de acordo com o contrato com a operadora de telefonia. 

Confira alguns sites para baixar de graça o QR Code:
http://qrcode.kaywa.com
http://reader.kaywa.com 
www.quickmark.com.tw/En/basic/download.asp 
www.getjar.com/products/5265/J2MEQRCode 
http://activeprint.org/glass.html 
www.i-nigma.com/personal
OBS: O celular deve ter lentes VGA ou superior e ter suporte a JAVA.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Emissoras relevam os bastidores de suas atrações

Seja através do You Tube, ou em microsites, as emissoras estão apostando em canais de comunicação para revelarem ao público os bastidores de suas produções.
Assim fez a Globo com o seu "Por Dentro da Globo" um microblog no estilo twitter que revela em notas curtas o que acontece nas redações e estúdios da emissora.
E nesta semana a Record colocou no ar o o projeto "Direto da Record", que oferece aos internautas uma seleção de vídeos, com conteúdo exclusivo, sobre os bastidores da programação da emissora.  Apresentado por Carolina Melhem, o objetivo deste novo instrumento é antecipar aos telespectadores e internautas o que eles irão conferir na TV, além de mostrar como funciona uma grande rede. O "Direto da Record" também está disponível no YouTube
Nos EUA, a CNN Back Story é outro exemplo de programadedicado a mostrar os bastidores das principais reportagens do canal.


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

GADGET: N97 TEM TECLADO QWERTY

A Nokia divulgou nesta terça-feira as primeiras imagens e informações de seu novo modelo NSeries. Trata-se do N97, celular com tela sensível a toque, que integra mapas e redes sociais. 
Previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2009 na Europa por 550 euros, o N97 é um celular com tela sensível a toque de 3,5 polegadas que traz novos conceitos, como o “social location”, serviço capaz de integrar mapas com informações de redes sociais.
Para os webreporters e blogueiros a principal novidade é teclado QWERTY e a tela terá uma inclinação de 39 graus para deixá-lo numa posição parecida com a de um notebook. Recursos que melhoram e muito a produção de textos e ausente no N95 e N96.
Entre as especificações técnicas do N97, está um câmera digital com 5 megapixels, que segundo os executivos da empresa, terá qualidade profissional e a possibilidade de ajustes manuais.
A Nokia chamou o N97 de o “mais avançado celular do mundo”. Ele dá suporte para redes HDSDPA, Wi-Fi e Bluetooh. Vem com GPS integrado e tem memória interna de 32 GB que pode ser expandida com um cartão microSD.
A capacidade de duração da bateria é de 1,5 dia para áudio e 4,5 horas para vídeo com qualidade de DVD.

INTEGRAÇÃO COM AS REDES SOCIAIS

Dona de 38% do mercado global de celulares, a Nokia acredita que o N97 chegará ao mercado com recursos inovadores. Entre eles, o "Point and Find", que está em fase de testes neste momento e deverá estar na versão comercial do N97.
O "Point and Find" combina mapas, buscas e informações de redes sociais. Imagine que você visite a Sagranda Família, em Barcelona. Ao apontar seu celular com câmera digital para a catedral, ela trará informações históricas sobre o ponto turístico espanhol.
"Este recurso combina o mundo real com o virtual", afirmou Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia, durante a apresentação do N97.
Baseado no sistema operacional Symbian, o N97 contará com pequenas aplicações chamadas de widgets, que poderão ser selecionadas livremente pelo conumidor, criando sua própria interface. É o que o CEO e presidente da Nokiam Olli-Pekka Kallasvvo, chamou de sua internet pessoal.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
PDF com as especificações técnicas aqui.
No site da Forum Nokia, você também pode ver as especificações técnicas do N97.

Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais

Acaba de ser proposta na SBPjor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), a criação da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais. Pretende-se produzir pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais. Os membros da rede: Carla Schwingel (UFBA), Ênio Moraes Júnior (USP), Sebastião Squirra (Umesp), Sônia Padilha (UFRR), Walter Lima (FaCasper), Josenildo Guerra (UFS), Fernando Firmino (UEPB - vanguardista nos estudos do jornalismo movel no Brasil e que mantém excelente blog), Adriana Rodrigues (UFBA), Pollyana Ferrari (PUC/SP), Carlos Franciscato (UFS), Jorge Feltz (UFJF), Luciana Moherdaui (PUC/SP), Raquel Longhi (UFSC), Marcelo Träsel (PUC/RS), Regina Diniz (Umesp), Carlos Alberto Zanotti (PUC/Campinas - o qual tive o prazer de ser aluno)