terça-feira, 30 de setembro de 2008

NJornadas: interatividade para apresentar o Nokia N95 8G no Brasil



O projeto NJornadas, elaborado pela JWT para a Nokia, demonstra que os vídeos feitos através de celulares estão rompendo a barreira da internet, na medida em que a qualidade melhora. Filmes gravados por alguns aparelhos podem, sim, ser veiculados em TVs, com resultados inovadores e divertidos. Desde o dia 14 de setembro, os videos estão sendo veiculados na TV. Mas através do hotsite NJornadas  o internauta encontra mais informações sobre os participantes e os filmes que já foram exibidos.
A proposta da Njornadas é promover a fusão de assuntos como moda, música, gastronomia e esporte, utilizando como base a interação que o aparelho traz para a vida de seus usuários, através de recursos como GPS integrado; câmera fotográfica de cinco megapixels; acesso à internet por 3G e Wi-Fi; videochamada; e music player para até seis mil músicas, fazendo valer o slogan “Agora tudo se conecta”.
Na segunda fase da proposta, serão os próprios usuários quem decidirão o rumo dos novos episódios. No www.nokia.com.br/njornadas será possível escolher um tema entre arte, aventura, turismo, tecnologia e dança, e propor um desafio. 

Fonte: Assessoria de imprensa e Patricia Botas do Portal da Propaganda 

REVISTA IMPRENSA: " Blogueiro não é jornalista"


A revista IMPRENSA deste mês traz em sua capa uma afirmação: " Blogueiro não é jornalista".
Uma reportagem especial fala da dos limites e as congruências entre a atividade de blogueiro e o ofício jornalístico, em matéria de capa.
Interessante a entrevista com o jornalista e blogueiro Ricardo Lombardi, da Editora Abril, que em seu blog "Comendo Poeira"  disponibiliza conteúdo para colegas de trabalho que buscam por uma pauta interessante.
Diz o o jornalista: "O blog é um projeto pessoal. Acho que foi a Marília Scalzo que disse uma vez que todo jornalista, seja de texto, foto ou design, deve ter um projeto pessoal para tocar no tempo livre, com a intenção de refrescar as idéias para as atividades profissionais diárias e de não se deixar contaminar apenas com as questões de dentro das redações. Ela está certa. O ponto principal é o seguinte: se antes ajudava uns poucos amigos de São Paulo com meus recortes de jornal ou com meus links, hoje posso ajudar mais pessoas - e de outros estados do país. Gentileza gera gentileza, eu acho. Como projeto pessoal, isso me satisfaz. Muitos dos temas eu mesmo gostaria de perseguir, claro. Mas é melhor passar adiante do que engavetar, certo?". Concordo plenamente Lombardi. 
Em tempo, sou jornalista (com diploma) e blogueiro. E agora sem a exigência do diploma, tem muito blogueiro que virou jornalista...Vai entender esse Brasil!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O Globo: "Muito além do papel de um jornal"

O Globo iniciou a divulgação de um vídeo da nova campanha do jornal mostrando a convergência de mídias na produção e divulgação da notícia. Com o slogan "Muito além do papel de um jornal" , o video demostra como as novas mídias podem interagir com o jornalismo:



O PAPEL DO JORNAL
Alberto Dines, do Observatório da Imprensa, critica em artigo a estratégia (veja matéria no próprio site do O Globo) das Organizações Globo de produção e distribuição integrada de conteúdo que transformou o Globo Online e o jornal O Globo numa única marca: O Globo. Para ele, não fica claro onde ficará o papel analítico do jornal e de que forma a interatividade contribuirá efetivamente para o leitor. "Além do investimento publicitário e a promessa de iniciar imediatamente a transmissão de notícias pelo celular, o projeto não tem novidade.Todos os grandes grupos de mídia desenvolvem seus esquemas de interatividade. Sobretudo os que se assumiram como parte da "indústria jornalística" e abriram mão da sua função institucional dentro da sociedade democrática", contesta Dines. Alberto Dines é autor do livro clássico de jornalismo "O Papel do Jornal" (de 1974) , que parece ter sido o inspirador da campanha do Globo.

PRODUÇÃO EM MOBILIDADE
Mas será que os repórteres do O Globo irão mesmo começar a desenvolver conteúdo em mobilidade ?
A Diretora executiva de O Globo, Sandra Sanches, em entrevista ao Comunique-se foi indagada se "existe alguma mudança para o trabalho do repórter na rua?". Disse: "Sim, uma mudança nos procedimentos. O objetivo é que ao longo da apuração da matéria os repórteres aproveitem cada oportunidade de enriquecer o texto com conteúdo multimídia, voltando para a redação com material de áudio e vídeo sempre que possível".

YouTube promove concurso de video-reportagem

O YouTube está promovendo um concurso de jornalismo para aspirantes a repórter. O Projeto: Reportagem foi desenvolvido em parceira com o Pulitzer Center (fundação norte-americana responsável Prêmio Pulitzer). O concurso é dividido em três etapas, que têm tarefas específicas.

Na primeira tarefa, os concorrentes terão que produzir um vídeo de três minutos, destacando um personagem de suas comunidades. O vídeo deve ser enviado até o dia 5 de outubro e a avaliação ficará por conta de um grupo de jornalistas do Pulitzer Center. Serão selecionados 10 semifinalistas.

A tarefa da Segunda rodada será anunciada, e a avaliação para esta segunda rodada será feita pela comunidade do YouTube, para determinar quem serão os cinco finalistas que irão para a terceira rodada. Os vencedores de cada rodada receberão prêmios da Sony VAIO e Intel. O prêmio final será uma bolsa no valor de 10 mil dólares oferecidos pelo Pulitzer Center para que o ganhador faça uma reportagem especial fora de seu país. Veja video institucional do projeto:


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nokia apresenta novas tecnologias em hot site interativo


A Nokia montou um site muito legal chamado "Legends Telegraph" para mostrar em que tecnologias tem trabalhado ultimamente e o que podemos esperar em breve dos seus aparelhos. A página propõe um jornal, que, apesar de parecer muito velho, traz vídeos, hiperlinks e quebra-cabeças.
Depois de assistir a todos os vídeos você é apresentado a 5 quebra-cabeças ou 5 charadas, o que você preferir. Para assistir ao último vídeo, é preciso preencher um formulário com o seu nome na parte superior do jornal e colocar uma foto (eu tb coloquei !).
No meio desse filme, vai aparecer o seu nome num saco de provas e uma das provas é a sua própria foto. Muito bem feito esse filme.

O endereço do site é http://www.legendstelegraph.com/.

Dica de Nokia BR

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Velocidade mínima: banda larga no Brasil entre as piores do mundo


Uma pesquisa feita pelas universidades de Oxford (Reino Unido) e Oviedo (Espanha) constata o que os usuários da internet no Brasil já sentem na pele há muito tempo: o acesso em banda larga oferecido em nosso país é um dos piores do mundo. O estudo destaca que a velocidade mínima para acessar satisfatoriamente serviços da web, como os vídeos online, é de 3,75 Mbps. Mas a maioria das conexões ainda não atinge essa velocidade na realidade — e, pior, os usuários, principalmente no interior do país, pagam mais por muito menos.

Sem multimídia

Por conta da má qualidade e da pouca penetração da banda larga no Brasil, a permanência dos internautas brasileiros em sites multimídia é baixa em relação à média mundial. São 7,9 minutos por visita, enquanto globalmente o total é de 11,2 minutos, segundo estudo da comScore. O tempo realmente é pouco, se levarmos em conta que os usuários do Brasil bateram o recorde mundial de navegação na web no mês de julho, com média de 24h54min por pessoa.

Verifique sua conexão

E a sua conexão ? Você está satisfeito? Clique aqui e faça o teste de sua velocidade de conexão com o Speedtest (um medidor de velocidade de navegação com resultados simples - e bastante exatos - de download/upload, com exibições diretas sem muita análise gráfica).

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

NOKIA MADE IN BRAZIL: INVESTIMENTO EM 3G NA FÁBRICA DE MANAUS

Durante coletiva a imprensa, a Nokia anunciou investimentos em sua fábrica em Manaus, para adequar a unidade a novas tecnologias principalmente a terceira geração. Confira alguns dados interessantes:
- A expectativa de Almir Luiz Narcizo, presidente da Nokia no Brasil, é que neste ano sejam vendidos no país algo como 52 milhões de celulares, ante os 46 milhões de 2007.
- Os recursos somam 25,2 milhões de reais e também estão sendo aplicados na ampliação da capacidade em cerca de 20%.
- A fábrica vai aumentar a produção sem ampliação da área ocupada.
- Em Manaus já se produz totalmente aparelhos 3G. O primeiro modelo é o Nokia 5610 (foto ao lado), fabricado desde maio.
- A participação da empresa no mercado vem caindo. Segundo números da AC Nielsen, a Nokia detinha 32 por cento do mercado total. Em dezembro, a participação da companhia era de 30,5 por cento.
- O portfólio de produtos foi reduzido de 45 para 12 modelos.

- A fábrica brasileira foi escolhida para abastecer toda a América Latina no consumo de modelos 3G.
- A Nokia Brasil negocia seu primeiro contrato de exportação para a China.

Fonte: Reuters
NOTA: Este blogueiro não foi convidado para coletiva, não recebe releases da empresa, mas divulga produtos e informações da Nokia. Ah...sou fã do meu N95. Quero um N96 de Natal!

Tinta Eletrônica

Para celebrar seu aniversário de 75 anos, a revista americana Esquire transformou-se na primeira publicação do mundo a adotar a tinta eletrônica "E-Ink". Segundo o site Digital Trends, para testar a novidade foram criadas 100 mil cópias especiais da edição, disponíveis nas bancas americanas.
A capa mostra os dizeres "O século 21 começa agora" e algumas pequenas fotos que mudam de cor e intensidade. Dentro da revista, um anúncio do Ford Flex também recebeu a tecnologia.
Para que a capa funcionasse, as baterias (que funcionam apenas por um mês e meio) foram fabricadas na China e enviadas para o México, onde as 100 mil capas foram montadas manualmente e enviadas para distribuição em caminhões refrigerados nos Estados Unidos.
O site oficial da revista convida os crackers a tentar desmontar a capa e dar à bateria uma vida mais longa que os noventa dias previstos para seu funcionamento. Veja um vídeo que mostra a capa em funcionamento:



Fonte: http://www.adnews.com.br/destaque.php?id=76242

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Motoboy TV: Motociclistas com celulares documentam tudo

Um dos exemplos de mudança social promovida pelas mídias móveis é o projeto Canal Motoboy (www.zexe.net/SAOPAULO Um grupo de 12 motoqueiros profissionais documentam suas andanças em São Paulo, gerando um tipo de jornalismo móvel. Este trecho, copiado do site, explica a proposta: “As últimas gerações de telefonia celular permitem a publicação imediata na internet de conteúdos multimídia a partir de telefones celulares com câmera integrada. Este contexto possibilita a criação itinerante e remota de canais audiovisuais na internet, prescindindo dos sofisticados e custosos equipamentos de gravação e emissão, como os tradicionalmente usados em televisão”. Ou seja, com um celular 3G, nasceu a Motoboy TV.

MAIS SOBRE A ZEXE: A Zexe é um projeto multimídia do artista catalão Antoni Abad. Teve início em 2004 e, primeiramente, focou o universo dos taxistas daCidade do México. O Projeto Motoboys, ainda que seja o mais recente, foi o primeiro aser planejado e estava previsto para acontecer em 2004. O lançamento oficial do Canal Motoboy ocorreu em 12 de maio de
2007. Leia mais sobre o projeto neste link (pdf)

Com informações da revista Revista do Brasil e dica de Fernando Firmino

Overlay.tv: Videos com muito mais informações

Imagine um compartilhador de vídeos onde o usuário pode criar vídeos interativos, inserindo imagens, textos e até mesmo links em suas transmissões. Isso é o que promete o Overlay.tv.

O gadget dá ao usuário a possibilidade de veicular "publicidade" junto aos videos e até ganhar uma grana. Mas abre um leque enorme de possibilidades, principalmente para o jornalismo online.

Em um video documentário por exemplo o espectador pode receber mais informações do que está sendo mostrado somente no video. O que o Overlay faz na verdade é pegar um vídeo presente em outro site (Youtube, por exemplo) e adicionar uma camada por cima deste vídeo. É nela que podemos trabalhar e assim as imagens originais permanecerão intactas.

Dica de Dori Prata em Meiobit

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MediaOn2008: Semana de discussões do jornalismo online


A semana será movimenta para o jornalismo on line. Tudo por que os grandes nomes da blogoesfera se encontram no MediaOn2008 de 9 a 11 de setembro no Itaú Cultural, em SP.
O MediaOn foi desenvolvido a partir da preocupação em criar um fórum para a discussão do jornalismo online. Os curadores do evento são Antonio Prada, o diretor de mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, diretora da Vinil, e Jaime Spitzcovsky, diretor da Prima Página.
Entre os convidados do encontro, estão estão o fundador da NYT Television, Michael Rosenblum, o editor-chefe do Terra Magazine, Bob Fernandes, o editor de blogs da BBC, Giles Wilson, o diretor do Metro Internacional, blogueiro e colunista de tecnologia da Band News FM, Ricardo Anderaos e o apresentador do CQC, Marcelo Taz.
Anote ai:
MediaOn 2008 - 2º Seminário Internacional de Jornalismo Online Eleições e Redes Sociais Onde: Itaú Cultural, avenida Paulista, número 149, Estação Brigadeiro do Metrô Quando: dia 9, às 19h30, para convidados. Dias 10 e 11 de setembro, debates abertos a partir das 9h30 Cobertura e inscrições (de 26 a 30 de agosto) pelo site.

Gadgets para jornalistas


A cobertura móvel promete ganhar mais espaço na mídia americana com o uso de novos gadgtes, segundo informa o Journalism.co.uk  e avaliação do brasileiro Tiago Dória em seu blog.Mais de 40 pessoas serão escolhidas pela agência de notícias Reuters para receber câmeras Sanyo HD e novíssimo Flipp (foto)ara captar informações nas ruas durante as eleições presidenciais.

A edição dos vídeos produzidos será mínima e a idéia é se aproveitar da onipresença das pessoas com as câmeras. O princípio básico do jornalismo particiativo é de que "jornalistas não estão presentes em todos os lugares, mas pessoas com câmeras, sim".

Além Sanyo HD e do Flip, a Reuters continuará usando o N95, mas será acrescentada a utilização das câmeras Flip, que vêm sendo adotadas por diversos grupos de mídia.

Depois do N95, o Flip promete ser um gadget interessante para os “jornalistas móveis.” Funciona com pilhas AA, faz uploads automáticos para o YouTube, 2GB de memória e custa, em média, menos de US$ 120.

Fonte: http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/09/07/the-flip-novo-gadget-para-jornalistas/

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

DANÇA DA PIRIQUITA: DO CELULAR PARA A MIDIA NACIONAL

Ta aí um "bom" exemplo de como o celular pode transformar um fato em repercussão nacional.
Um PM de SP ficou famoso ao exibir sua familiaridade com a chamada "dança da Periquita", música da banda paraense Katrina. Filmado por um colega em pleno ambiente de trabalho, o video foi parar no Youtube, virou sucesso, e já foi visto por mais de 70 mil pessoas do Brasil e até do exterior. O problema é que a PM não aprovou a performance do soldado.

A mídia explorou o assunto em exaustão...


Veja matéria no Diário do Comércio/SP: http://www.dcomercio.com.br/Materia.aspx?canal=2&materia=341


Kyte.TV: Mobile Producer em versão em Português

A Kyte.tv acaba de disponibilizar para os usuários que tem celulares com S60 um Update - o Kyte Mobile Producer - em Portugês. O Kyte Mobile Producer roda muito bem no N95 com Firmware mais antigos. Para quem não conhece, Kyte é um site simples que permite fazer transmissões ao vivo de vídeos via web ou celular. Ou seja, é uma mistura de Ustream com Qik. Testei o Qik e não rodou streaming com meu N95. Agora com o KMP está perfeito.
Copie e instale o Kyte Mobile Producer com seu celular em :http://s60.kyte.tv/
Copie o guia Kyte Mobile Producer (em pdf) :http://media01.kyte.tv/assets/mobile/KMP-Private-Beta.pdf

terça-feira, 2 de setembro de 2008

2 DE SETEMBRO - DIA DO FOTOJORNALISTA



O repórter é um profissional multifacetado que encontra na escrita a extensão de seu pensamento e na fotografia a de seu olhar. Em ambos os casos, mistura faro e senso crítico ao expor acontecimentos e seus respectivos protagonistas. Mas neste dia 2 de setembro o foco muda, por comemorar o Dia do Repórter Fotográfico, é ele quem passa a ser observado.
Entre as pessoas que se dedicam ao jornalismo, essa carreira merece destaque, pois sem poder contar com a linguagem verbal, deve transmitir, por meio de imagens, informações completas, seguindo os preceitos de atualidade e interesse social.
Esse profissional está inscrito, desde 1994, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho e Emprego, sob o código 2618-20, sendo também definido como fotojornalista. É a testemunha ocular do dia-a-dia e o seu registro transforma o cotidiano em notícia, seja a posse de um presidente, a chegada da seleção, a reformulação da carteira de trabalho. Tudo pode se tornar imortal após um único clique.

Apesar de em sua maioria serem autônomos (freelancers), sem vínculo empregatício, a quantidade de repórteres fotográficos no mercado é crescente. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, contabilizaram, em 2004, 863 profissionais na área e, em 2006, esse número saltou para 952, um aumento de 10,31%. Desses 783 são homens e 169 mulheres.

Credibilidade - A evolução tecnológica aprimorou filmes e objetivas, trouxe o arquivo digital e os softwares de tratamento de imagem que trazem consigo a dúvida sobre a manipulação. Historicamente, o que estava retratado passava apenas pelo recorte do olhar do repórter fotográfico que escolhia o melhor ângulo e enquadramento. Hoje, é possível inserir figuras e pessoas que não estavam em cena, apagar informações e aumentar a fumaça de um incêndio, como no primeiro escândalo assumido sobre a modificação de fotos. O fato é que independentemente das ferramentas disponíveis, essa profissão exige ética e confiabilidade em sua execução.

Reconhecimento - Nos Estados Unidos, existe o Prêmio Pulitzer, concedido àqueles que realizam trabalhos excepcionais na literatura, na música e no jornalismo, sendo a fotografia uma das categorias observadas. Já no Brasil acontece o Paraty em Foco, que em sua programação conta com workshops, palestras, projeções e exposições pela cidade, para difundir a cultura fotográfica nacional e internacional.
Este ano, de 10 a 14 de setembro, será a 4ª edição do evento. A abertura será, às 20h, na casa de cultura de Paraty, Rua Dona Geralda, no Centro Histórico.

Sebastião Salgado



O mineiro Sebastião Ribeiro Salgado é o mais respeitados fotojornalistas brasileiro. Nomeado como representante especial do UNICEF em 3 de abril de 2001, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.



Fontes: http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/noticias/index.phtml?id_conteudo=154143

Embaixada seleciona estudantes de Jornalismo para as eleições americanas

A Embaixada Americana vai selecionar 20 estudantes universitários brasileiros nas áreas de Ciências Políticas, Relações Internacionais e Jornalismo para observar as eleições americanas de 2008 nos Estados Unidos. Os escolhidos viajarão em 25 de outubro e retornarão ao Brasil no dia 8 de novembro de 2008.
Somente poderão participar estudantes que obtenham fluência comprovada em inglês por meio dos exames de proficiência na língua TELP/TOEFL.
O programa de duas semanas oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer e discutir o processo eleitoral americano. O projeto é custeado pelo Departamento de Estado e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Na primeira semana os alunos frequentarão a Universidade do Estado da Carolina do Norte, onde assistirão palestras com formadores de opinião e com o corpo docente da universidade sobre o sistema eleitoral americano.
Na segunda semana, os estudantes visitarão várias seções eleitorais. Após as eleições, o grupo irá à capital do país, Washington D.C., para visitas culturais.
Outras informações podem ser obtidas no telefone da Associação Brasil América (a ABA-Intercâmbio) (81) 3427-8820/8821.


NOTA JORNALISMO 3G: Ta aí um experiência que gostaria de vivenciar. O programa de duas semanas oferece aos participantes a oportunidade de conhecer e discutir o processo eleitoral americano. Para quem estiver interessado, o formulário de inscrição está disponível no site http://www.usembassyprograms.org.br/.

Profissão Repórter: flagrantes com uso do celular


O Profissão Repórter (TV Globo) desta terça-feira (02/09) mostra como os celulares vem se tornando um grande aliado na busca de flagrantes nas grandes cidades. O programa vai mostrar diversos flagrantes. A equipe de jovens repórteres comandada por Caco Barcelos se dividiu para acompanhar os motoboys de São Paulo que registram com o celular tudo que acontece na cidade.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

1º Workshop de WiMAX, LTE e 3G


Vi isso apenas hoje, mas acho que ainda da tempo para quem se interessa principalmente por 3G participar. Quem se interessar pode obter mais informações no site www.techk.com.br/web/Evento-WiMAX


O Evento
O 1º Workshop de WiMAX, LTE, 3G e tecnologias de banda larga sem fio abordará as principais tecnologias disponíveis no mercado para acesso à Internet em alta velocidade, mostrando as suas principais diferenças e as aplicações corporativas em que se enquadra cada uma delas. Serão vistos exemplos de como explorar os benefícios dessas tecnologias em um país como o nosso, de dimensões continentais e com acesso restrito à banda larga, atualmente disponível para menos de 5% da população.
Visão de mercado, tendências das operadoras e empecilhos à universalização da Internet também serão temas abordados pelo Workshop, que contará com a participação de dois experientes palestrantes: Aílton Santana, instrutor do curso de WiMAX certificado pelo WiMAX Forum, e Eduardo Prado, consultor de mercado.
Para esclarecer quaisquer dúvidas, pedir mais informações ou enviar sugestões, por favor envie e-mail para info@techk.com.br
Local
O 1º Workshop de WiMAX, LTE, 3G e tecnologias de banda larga sem fio será realizado no hotel Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
O Pestana Rio Atlântica é um hotel 5 estrelas, com localização privilegiada na Avenida Atlântica, e um moderno Centro de Convenções com completa infra-estrutura para atender aos participantes do Workshop.
Para obter informações sobre o endereço do hotel e como chegar nele, bem como sobre condições de hospedagem, acesse o site do hotel em:
http://www.pestana.com/hotels/pt/hotels/southamerica/RioJaneiroHotels/RioAtlantica/Home/PestanaRioAtlantica.htm
Público Alvo
O Workshop é voltado para profissionais com interesse nas tecnologias de acesso à Internet em banda larga sem fio:
>> Profissionais de empresas fornecedoras de bens e serviços na área de Telecomunicações;>> Profissionais de operadoras móveis e fixas;>> Profissionais de órgãos governamentais e de agências reguladoras;>> Estudantes e pesquisadores na área de tecnologia de acesso sem fio a redes de dados;

Dica de Alessando do N Possibilidades (excelente blog para usuários do N95)
http://npossibilidades.wordpress.com/2008/08/28/1%c2%ba-workshop-de-wimax-lte-e-3g/

JORNAL DO COMMÉRCIO INVESTE EM JORNALISMO 3G

O Sistema Jornal do Commercio, Recife continua a investir em Jornalismo 3G. Além de ser pioneiro no uso da tecnologia 3G no jornalismo brasileiro com a criação, em novembro do ano passado, do projeto "Notícia Celular" da TV Jornal, o grupo passa por um processo de convergência voltado para novas mídias e a adoção de celulares como plataforma de produção na TV, Portal e outros veículos do grupo. Foi criada a diretoria de Novas Mídias para coordenar os processos voltados para a comunicação móvel e adoção de ferramentas jornalísticas.
O portal JC Online também fez a transmissão ao vivo do Debate dos Candidatos a Prefeito do Recife com o uso de um celular Nokia N95 e a tecnologia Qik para transmissão em streaming.


Com informações de Fernando Firmino do blog jornalismo movel
http://jornalismomovel.blogspot.com/2008/08/jc-online-transmite-debate-ao-vivo-no.html