quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Loja da Newseum: presentinhos bacanas

Camisetas, bonés, gravatas e mascotes personalizados são oferecidos no site

O Newseum ("museu das notícias"), empreendimento americano dedicado ao jornalismo, tem um shopping online com presentinhos bacanas. Além de camisetas, bonés e canetas personalizados, o internauta tem acesso a livros, posters e kits. Vale um visita para quem quer presentear uma amigo jornalista (faço aniversário em dezembro,hehhehe)

NO MUNDO REAL
Até 2002 o Newseum funcionava em Arlington, na Virginia e em 2008 ganhou um novo e grande prédio na Avenida Pensilvânia, com direito a 15 anfiteatros, 14 galerias e dois estúdios de televisão. As novas instalações custaram US$ 450 milhões. A entrada para o museu custa US$ 20, fazendo do Newseum um dos museus mais caros na capital americana – competindo com dezenas de atrações gratuitas.
Em quiosques interativos os visitantes podem se colocar no lugar de fotógrafos, editores, repórteres e âncoras de TV. Um dos teatros veicula-se um filme chamado pelo museu de "4-D" – são três dimensões na tela e efeitos também no ambiente, como poltronas que se movem e rajadas de vento, para cobrir fatos jornalísticos nos últimos 150 anos.


CAPAS DOS JORNAIS DO MUNDO TODO
Em Newseum - The Interactive Museum of News. O destaque fica para a seção "Today's Front Pages", que reúne numa mesma página a capa de mais de 500 jornais ao redor do mundo. O site também mantém um arquivo que armazena capas de datas nas quais tenham ocorrido fatos marcantes, como 27 de dezembro de 2004 (Tsunami) ou 12 de setembro de 2001 (ataque às torres gêmeas). Bastante útil como ferramenta de consultas para comparar e acompanhar o que veiculam a cada dia as capas dos diferentes jornais do mundo :)

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

EUROPA CONHECE NOVIDADES NA IFA 08

A Internationale Funkausstellung, a IFA, principal evento do setor de tecnologia da Europa, acontecerá este ano a partir do dia 29 de agosto na cidade de Berlim, na Alemanha. Espera-se que ocorra uma grande disputa de tecnologias de vídeo e projeção. Entre os destaques mais aguardados estão a TV 3D da Philips, a TV a laser da Mitsubishi, painéis OLED da Sony e da Samsung e SED da Toshiba. A cada ano, a IFA vem se firmando como plataforma para o lançamento de novos produtos no mercado internacional e concorrendo cada vez mais com os Estados Unidos. Nesta edição, cerca de 200 mil visitantes passarão pela feira. Para ver mais informações basta acessar o endereço da IFA no site http://www.ifa-berlim.com/ .

GLOBO BUSCA NOVOS CONTEÚDOS COM INTERNAUTA


Parece que a TV Globo decidiu investir pesado na participação dos internautas na geração de conteúdos alternativos para seus programas. Os principais da grade criaram links para envio de videos. Os mostrados acima são uma amostra do que existe atualmente, onde o internauta é convidado a enviar seus videos em diversos formatos.
Fora do país, essa tendência já é muito bem explorada. Diversos sites se tornaram referência em notícia e opinião por aproveitar a eficiência dos internautas. Um dos pioneiros é o sul-coreano OhmyNews. Lançado em fevereiro de 2000, a página se tornou a primeira iniciativa de jornalismo participativo bem-sucedida. O número atual de acessos diários – que oscila entre 5 e 10 milhões – diz muito da relevância do modelo criado por Oh Yeon Ho. E a internet brasileira começou a sentir os efeitos dessa aposta do internauta com o Overmundo. Nele o usuário pode publicar uma notícia, uma foto, um conto ou um poema, comentar o que foi divulgado, sugerir que um detalhezinho de um texto seja trocado aqui e ali, votar no que achou melhor, debater, baixar as músicas dos outros internautas e oferecer as suas, remixá-las e... ufa! Em suma: o site só funciona com as contribuições.

DÁ PARA GANHAR DINHEIRO ?
Talvez você esteja se perguntando o quanto cada internauta receberia fazendo o trabalho, e a resposta é: nada. Nesse modelo de internet, o internauta faz tudo de graça. Há experiências bem-sucedidas no exterior que apontam para a remuneração dos internautas – o Newsvine e o Digital Journal, por exemplo, e até mesmo o OhmyNews. Por aqui, o FIZ já paga R$ 50 por minuto de video utilizado na TV.

Congresso Internacional de “Jornalismo 3G”

É grande a expectativa para a realização do I Congresso Internacional de Ciberjornalismo, que decorrerá na Universidade do Porto (Portuga) em 11 e 12 de Dezembro, sob o tema geral “Jornalismo 3G”. Os desafios colocados pela convergência e multitextualidade, o “backpack journalism”, o jornalismo face ao bloguismo, a afirmação do chamado “jornalismo cidadão”, a inovação tecnológica e as experiências de empreenderorismo nesta área serão temas em destaque. Ramón Salaverría, Mark Deuze (por videoconferência), Mario Tascón, João Canavilhas e Helder Bastos são alguns dos oradores já confirmados. O evento também abre espaço para os estudos de comunicação na Internet. Os melhores serão publicadas em um número especial da revista Prisma.com, dedicado ao I Congresso Internacional de Ciberjornalismo.

BRASILEIRO SELECIONADO

Entre os 24 trabalhos selecionados para apresentação neste congresso está o de um brasileiro. Murillo Garavello (Universidade de São Paulo) avalia o poder dos blogs nas eleições presidenciais em “Holofotes para poucos: os blogs no jornalismo de texto durante a campanha para a eleição presidencial de 2006 no Brasil” .

FIZ TV - 1 ANO DE SUCESSO DE JORNALISMO COLABORATIVO

O FIZ TV está completando um ano. O canal é uma proposta arrojada do Grupo Abril, que alia internet e TV: em vez de oferecer programação convencional, transmite apenas vídeos produzidos pelos próprios internautas. Ele é 100% colaborativo. Aqui o usuário, além de fornecedor de conteúdo para o site, elege os melhores trabalhos e define o que vai para a TV.
Uma conseqüência da revolução proporcionada pela Web 2.0, que lança uma experiência atrás da outra, como a ALLTV, em 2002 e o You Tube, em 2005, sucesso absoluto em todo o mundo.
Mas por que sites como estes provocam tanto interesse? A TV convencional, como a conhecemos, está fadada a desaparecer? Será que a internet está de fato mudando a nossa forma de ver televisão? Estes e outros assuntos foram discutidos no programa Rede Mídia da Rede Minas.
Veja abaixo um video com um trecho do programa, que discutiu a convergência entre TV e Internet. Os entrevistados são : Marcelo Botta, diretor de conteúdos do FIZ TV, o jornalista Leandro Lopes e o professor Carlos Henrique Falci, da PUC Minas.



segunda-feira, 25 de agosto de 2008

3G ganha quatro milhões de assinantes todo mês

Segundo a GSM Association, tecnologia já é utilizada por 50 milhões de pessoas
O número de assinantes das redes HSPA ou de terceira geração (3G) está crescendo a uma taxa de quatro milhões por mês segundo a GSM Association.De acordo com a entidade, o total de usuários de GSM que migraram para o HSPA já chega a 50 milhões em todo o mundo, contra 11 milhões no ano passado. "Isso está baixando o custo dos aparelhos e equipamentos, permitindo que mais usuários em todo o mundo possam acessar serviços de banda larga móvel", segundo o CEO da GSMA, Rob Conway.Nas contas da GSMA, existem hoje 740 aparelhos compatíveis com o HSPA - entre celulares, notebooks, modems USB, roteadores etc - de 116 fabricantes, e um total de 191 operadoras que implantaram a 3G em 89 países.

Fonte: InformationWeek EUA / W. David Gardner

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

3G: Anatel registra 1,315 milhões de acessos

Pela primeira vez desde que a Anatel define o ranking mensal do setor móvel, os números referentes à Terceira Geração foram oficializados no ranking de julho. Mesmo sem destaque, a Agência apura que o Brasil possui 775.938 acessos em WCDMA e 539.184 acessos no CDMA 2000. O órgão regulador, no entanto, ainda não distingue nesses números o que é modem USB para acesso à banda larga ou aquisição de celular 3G.
Na prática, passados pouco mais de seis meses após o lançamento oficial do produto Terceira Geração no país - a Claro lançou no final do ano passado e as operadoras TIM, Oi, Brasil Telecom e CTBC vieram a partir de abril - o WCDMA já superou o CDMA 2000, da Vivo, lançado em 2004. A operadora, que lidera o market share do ranking nacional ainda não oficializou o início das operações da rede 3G em WCDMA.
No total, os acessos de Terceira Geração ainda representam pouco nos números totais do setor móvel da Anatel. Somados não passam de 0.971% - WCDMA, com 0,573% e CDMA 2000 com 0,398%, mas são expressivos pelo ritmo forte de adesão.
Nos dados da Anatel, a tecnologia GSM, de segunda geração, permanece em expansão, com 115.486.494 acessos, ou 85,336%. O CDMA fica com 15.660.581 acessos, ou 11,572%. O TDMA ainda soma 2.858.369, ou 2,112%. A tecnologia analógica AMPS possui apenas 10.414 acessos, 0,008%.
No GSMA Latinoamerica, evento que se encerra nesta quinta-feira, 21/08, no Rio de Janeiro, executivos ligados ao setor afirmaram que em um prazo máximo de cinco anos, os serviços de banda larga deverão responder por 50% da receita das operadoras. Os 50% restantes vão continuar vindo dos produtos de voz, principalmente, na região, onde há uma carência de serviços em muitas áreas.

*Com informações do site Terceira Geração - Convergência Digital :: Ana Paula Lobo :: Anatel

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

TV MÓVEL: Qualcomm traz MediaFlo para o Brasil

A Qualcomm fez a primeira transmissão em tempo real no Brasil utilizando-se da tecnologia MediaFlo. A demonstração da tecnologia aconteceu, de forma experimental, para os participantes do Congresso ABTA 2008, evento realizado nesta semana na capital paulista.
A Qualcomm já está disponibilizando para os fabricantes de terminais para o desenvolvimento de produtos, um chipset que reúne as facilidades do padrão ISDB-T e o One Seg. Desta forma, no Brasil e no Japão, os assinantes poderão ter acesso à TV Móvel paga e à TV móvel aberta.
O MediaFLO suporta pelo menos 20 canais de video streaming QVGA (240x320 pixels), dez canais de aúdio estéreo e mais de 800 minutos de pequenos vídeos armazenados chamados Clipcasting. O padrão também consome pouca potência - 4 horas em média para uma bateria de 850 mA.


Conheça mais sobre a tecnologia MediaFlo:
MediaFlo nos EUA:

Concorrência com o outros formatos e avanço da tecnologia:

Uma imagem vale mais que mil palavras


O velho provérbio diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Quantas vezes uma foto nas folhas de um jornal no ensina mais que o texto lá escrito? Para resumir a participação da seleção brasileira de futebol nesta olimpiada, reproduzo a capa do jornal Oriental Morning Post, de Shanghai, China .

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

ANJ discute jornal impresso na era digital


"O jornal impresso na era digital. Um salto até 2020". Este é o tema do 7º Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, que traça uma ponte até o futuro da indústria jornalística.


"O futuro dos jornais" pauta o 7º Congresso Brasileiro de Jornais que acontece, hoje e amanhã, em São Paulo. Organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o encontro traça uma ponte até o ano de 2020 e bate à porta da indústria jornalística em plena era digital. O congresso, que acontece a cada dois anos, centra o foco nas "principais questões da indústria jornalística do nosso País" e se propõe comungar "as melhores práticas e novas tendências do setor", sintetiza Nelson Sirotsky, presidente da ANJ, no site do evento (http://www.anj.org.br/). "Os jornais brasileiros vêm colhendo, nos últimos anos, uma série de boas notícias, como o aumento de circulação e da captação de investimentos publicitários. Mas são grandes os nossos desafios, sobretudo, aqueles relacionados ao reposicionamento das empresas jornalísticas diante das novas mídias. Nosso futuro depende dessa capacidade de permanente atualização", observa Sirotsky.
O presidente da ANJ destaca o "excelente desempenho do ano passado", quando a circulação dos periódicos nacionais aumentou em 11,80%, assim como "sua participação no bolo publicitário para 16,28%". O primeiro trimestre deste ano também foi de boas notícias para os empresários do setor: pesquisa do Projeto Inter-Meios calcula que "os investimentos publicitários, nos jornais, cresceram 23,72%, comparando-se com igual período do anos passado".
Nesse cenário, o 7º Congresso Brasileiro de Jornais coloca, à mesa de debates, temas como liberdade de expressão, gestão de mudanças na empresa jornalística, o novo consumidor da informação, responsabilidade social e convergência multimídia, por exemplo. Entre os palestrantes e convidados, estão o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Aloy Jupiara (editor-executivo do Globo Online), Victor Chidid (integrante do Comitê Mercado Leitor da ANJ), Geraldo Correa (vice-presidente de Rádios e Jornais do Grupo RBS - Porto Alegre), John Wilpers (consultor sênior da Innovation - EUA) e o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.
A reedição dos jornais no tempo das novas mídias é uma das discussões da abertura do congresso. Rosental Calmon Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas - Universidade do Texas (EUA), puxa o fio da meada. "O jornalismo online brasileiro tem sido um dos mais dinâmicos e criativos do mundo e nos primeiros anos esteve à frente até de muitos países mais avançados pelo menos num aspecto fundamental: entender que não se tratava simplesmente publicar na Web o mesmo conteúdo do papel, mas sim de adiantar hoje o conteúdo do jornal de amanhã", adianta, em entrevista ao site da ANJ. Outro diferencial é o diálogo virtual entre o editorial e os leitores, via canais de participação.
"Estamos apenas no começo de um processo de mudanças longo e profundo que implicam na adoção de uma nova identidade do jornal, que passa de um produto estático, fechado, monomidia e periódico a um hibrido de átomos e bits, um serviço dinâmico, aberto, multimídia, constantemente atualizado e sempre disponível", orienta Alves. "Parece-me, e é apenas uma intuição, que os leitores estão demandando uma certa coragem nesse sentido: surpreender. Um jornal é um jornal, mas temos de recuperar a capacidade de surpresa nos jornais. E, antes de qualquer coisa, desfrutar do nosso trabalho e nos divertirmos com ele. Penso que os jornalistas estão muito entediados e que, por isso, nossos jornais são majoritariamente entediantes", dialoga Javier Errea, presidente da Society News for Design (Espanha), convidado a falar sobre o design dos jornais, durante o congresso da ANJ.

sábado, 16 de agosto de 2008

PRÊMIO DE ATÉ R$ 2 MIL POR VIDEO ONLINE


Estão abertas as inscrições para o HTTPVIDEO, festival que elegerá os melhores vídeos online brasileiros de até 5 minutos. A iniciativa é do Instituto Sergio Motta em parceria com a Gafanhoto e o YouTube.
Os melhores vídeos serão selecionados por um júri formado por Cazé Peçanha, fundador da Gafanhoto e VJ da MTV; Marcelo Tas, do CQC; Carlos Farinha, diretor do festival de cinema Resfest, Giselle Beiguelman, curadora do festival e o artista multimídia Lucas Bambozzi. Os prêmios variam entre R$ 1.000 e R$ 5.000.
As incrições e os vídeos devem ser enviados por meio do canal do festival no YouTube. Boa sorte!


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DESTAQUE BRASILEIRO EM PEQUIM

Que Ronaldinho gaúcho que nada! O The Times, de Johannesburg, África do Sul, preferiu destacar um outro lado da participação brasileira nas Olimpíadas. O close em Ana Paula valeu destaque em foto na primeira página.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O PODER DO CROSS-MEDIA

"Cross-media", nada mais é do que a possibilidade de uma mesma campanha, empresa ou produto utilizar simultaneamente diferentes tipos de mídia: impressa, TV, rádio ou Internet.
Um dos mais recentes cases de sucesso utilizando-se do cross media foi a Loreal.

O Jornal Estado de Minas traz matéria sobre o assunto:
"O estudante Diego Crisp nunca pensou em pintar os cabelos. Um dia, ao abrir a caixa de e-mails, recebeu, de um amigo, uma mensagem curiosa que o levou a acessar o site “O que está acontecendo com a Grazi?”. No endereço, ele viu o vídeo de uma atriz dizendo ser amiga de Graziela Massafera, a famosa ex-BBB. A suposta amiga instigava as pessoas a escrever, na tela, seu nome e telefone, para que a Grazi ligasse, contando sua última novidade, em tom de fofoca de amigas. Incrédulo, Diego seguiu as instruções, digitando os dados, e viu, surpreso, seu telefone tocar segundos depois. Na ligação, ouviu a voz de Grazi, promovendo uma tintura para cabelos.
“Se fosse um e-mail divulgando de cara o produto, provavelmente eu nem abriria. E, mesmo sem ser público-alvo da Loreal, achei a ação bacana”, conta Diego. Tanto que o estudante contribuiu para a campanha, espalhando o e-mail para vários amigos e ainda comentando a respeito. A campanha é exemplo recente de como a publicidade tem flertado com as novas tecnologias, apostando em conceitos como interação e convergência.
Para Bruno Dreux, sócio da agência Publicidade Interativa, responsável pela criação da campanha, o susto não foi só dos consumidores em potencial que conversaram com Grazi ao telefone: “Nós também nos surpreendemos com a velocidade em que as metas de visualizações foram alcançadas. Essa tecnologia não é novidade no mercado, mas, para muita gente leiga, os efeitos são impactantes”. Ele não revela os números globais que mediram a eficácia da ação, mas garante que já no terceiro dia depois do lançamento do site, em junho, registrou-se o pico de 3 mil ligações por hora.
Envolvendo a sincronização entre a web, o vídeo e o sistema de ligações telefônicas, esse caso é um exemplo do que os especialistas chamam de cross media. Apesar de a tendência ser inquestionável, os caminhos ainda parecem ousados e demandam coragem das empresas, por conta da novidade – ainda mais em um mercado que movimenta um bom dinheiro e quer resultados precisos. “Pensamos na transposição de mídias, cruzamentos de Orkut, MSN, Twitter. A idéia é que a mensagem chegue ao consumidor, independentemente de ele gostar de TV, de internet, de celular ou do que seja”, defende Dreux.
Ainda que o caso da campanha de Grazi seja exemplo divertido, as fronteiras podem ir adiante, segundo o professor Dalton Leal, do curso de comunicação social da Fumec. “Na verdade, o que experimentamos hoje é a tentativa do mercado publicitário de trabalhar o marketing viral, gerando visitações no site e mídia espontânea para a marca. Eu acho que podemos ir além, com as pessoas participando da criação do conteúdo”, reflete.
Leal cita exemplos como os conteúdos independentes da Wikipedia e do Youtube, acrescentando que ações diretamente ligadas ao e-commerce também estão no horizonte das novas experimentações: “No meio digital, ainda não conseguimos experimentar o anúncio que vende. Isso significa que não é só mostrar a marca, mas vender imediatamente, com as facilidades do comércio eletrônico”. "
Fonte: UAI-Estado de Minas



Leia mais sobre Cross-Media:
http://www.dotlink.com.br/t_tecnologia.htm

terça-feira, 5 de agosto de 2008

GLOBO ENTREVISTA CRIADOR DE TELA MULTITOUCH

O site da GLOBO.COM disponibilizou um video com a entrevista do engenheiro Jeffrey Han, 32, da Perceptive Pixel, responsável pelo desenvolvimento da tela digital de 90 polegadas sensível ao toque, que será usada pela TV Globo durante as Olimpíadas.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

GLOBO ADOTA TELA SENSÍVEL AO TOQUE

A TV Globo estreiou no domingo, durante o Fantástico, uma tela sensível ao toque de mão [multi-touch].
A tela é uma versão modificada do gadget criado pelo cientista Jeff Han.
Patrícia Poeta e Zeca Camargo utilizaram a tela para as chamadas das matérias.
Segundo o site do Fantástico, a tela será usada efetivamente durante a cobertura das Olimpíadas para mostrar perfis dos atletas e dar zoom em diversos mapas.
Segundo o blogueiro Tiago Dória, na CNN, o gadget foi chamado de “parede mágica“.

A versão brasileira da "tela touch" demostrou ter menor qualidade gráfica que a da CNN, (veja compartivo abaixo) mas com mais recursos, que incluem marcações do próprio apresentaador. A CNN vem usando a tela nas transmissões ao vivo, na cobertura das eleições dos EUA.
Segundo o jornal Washington Post, o gadget foi criado pelo cientista Jeff Han, da empresa Perceptive Pixel. A tela foi criada para mostra gráficos, mapas do Google Earth, fotos e streaming de vídeos da CNN.


Veja um video com a Tela do Fantástico:






Agora, um vídeo com a Magic Wall em ação na CNN.







Com informações de Tiago Dória

REVISTA ÉPOCA ADERE AO JORNALISMO3G

Repórter da Época-SP usa celular para fazer jornalismo móvel
O blog Urblog, da revista Época São Paulo, pôs um telefone celular nas mãos da repórter Juliana Villas para que ela cubra aspectos curiosos da maior capital da América Latina, diz Tiago Dória em seu blog. O telefone, um Nokia 95, é o mesmo aparelho utilizado pela Reuters em seu pacote de "mobile journalism", e permite o envio de fotos, vídeos e texto. O blog Jornalismo Móvel observa que os posts podem ser marcados geograficamente, para serem visualizados num mapa.
De acordo com Dória, a idéia do editor Alexandre Maron é que a repórter saia sem pauta definida e busque assuntos do dia-a-dia que um repórter na redação não teria como captar.

Fonte: Jornalismo nas Américas